sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sociologia - EXERCÍCIOS DE SOCIOLOGIA TERCEIRO ANO

1)Caracterize as origens do fordismo, explicando-o.Embora o uso das máquinas no processo produtivo fosse significativo desde a década de 1890, somente na década de 1910, na fábrica da Ford em Detroit-USA, surgiu um sistema que gerenciasse de maneira mais produtiva o trabalho, a partir do taylorismo, surgido ainda no século anterior.

2)Como os avanços tecnológicos dos Pós-Guerra se relacionam com o fordismo?No após guerra, as mudanças e inovações surgidas por ocasião da Guerra se transformaram em produtos de uso civil. Deste modo surgiram o rádio, a televisão, as calculadoras e mesmo os carros, os quais passaram a ser produzidos e consumidos em massa.

3)Como era a organização da produção no fordismo?Longas esteiras, em grandes fábricas com grande número de trabalhadores, produziam em série, mercadorias para o consumo em massa.

4)O que era a produção em série e a produção em massa?A produção em série é a produção continuada e ininterrupta na linha de montagem; a produção em massa é a produção de um grande número de unidades de um mesmo produto, para mercados de massa.

5)Por que as indústrias fordistas trabalham com grandes estoques e grade número de trabalhadores?Os grandes estoques e grande número de trabalhadores eram utilizados para que a produção _para os mercados de massa_ não desacelerasse.

6)O que é o taylorismo? Quais são suas principais características?O taylorismo, método de gerenciamento do trabalho surgido ns finais do século XIX, se apoiava em três premissas básicas:SEPARAÇÃO: entre a concepção e a hierarquização do trabalho.SUBDVISÃO: do trabalho em porções iguais e repetitivas.HIERARQUIZAÇÃO: dos trabalhadores, com distinção clara entre chefia e operários.

7)Fale sobre a organização dos trabalhadores no fordismo.Os trabalhadores eram divididos basicamente em dois grupos: um de operários qualificados, que faziam trabalho especializado e outro de não qualificados, que realizavam o trabalho pesado. Além disso, os sindicatos se fortaleceram e os trabalhadores, organizados, conseguiram importantes conquistas sociais.Caracterize o consumo fordista.A característica mais marcante do consumo fordista, para além do consumo de massa, foi a expansão mercados internos, motivados pela expansão da massa salarial, a qual cresceu tanto pelas conquistas dos trabalhadores junto as empresas, quanto pelas ações do Estado, que ao ofertarem uma série de benefícios sócias, diminuíram a necessidade de poupança, favorecendo o consumo.

8)Qual o papel do Estado no fordismo? Por que o estado é pressionado a cumprir este papel?A ampliação do papel d Estado no período fordista se manifestou de duas formas principais: seja favorecendo os consumidores com políticas sociais diretas (aposentadorias, saúde, educação...) através do Welfare State [Estado do Bem-Estar Social] seja através de políticas de intervenção direta na economia, com a construção de infra-estrutura, atuação direta e planos de desenvolvimento regional e diminuição de desigualdades sociais.

9)Por que o Estado do Bem Estar Social (Welfare State) resultava antes de uma necessidade do capitalismo que de uma pressão do socialismo?As políticas de diminuição da desigualdade social e ofertamento de serviços público resultou na necessidade do fordismo de que o mercado consumidor se ampliasse; assim, essas políticas não visavam criar cidadãos, mas consumidores.

10)Como as políticas econômicas keynesianas se relacionavam com o fordismo?O Estado nacional de caráter keyneisiano passou a interferir mais diretamente na economia, por meio, por exemplo, dos gastos públicos, dos planos de desenvolvimento regional, da criação de um número significativo de empregos no setor público e do atendimento às garantias reivindicadas pelos trabalhadores, a exemplo da garantia de emprego. Também desenvolveu políticas destinadas a reduzir as desigualdades sociais, como as de transportes urbanos, habitação, saneamento, urbanização, educação e saúde.

11)Como se organizava o território no fordismo?O processo de urbanização acelerou-se, as cidades se transformaram em grandes manchas urbanas e as redes urbanas tornaram-se mais densas. A geografia do fordismo foi a das grandes concentrações urbano-industriais.

12)Que relação tem o surgimento das metrópoles e megalópoles com o fordismo?As metrópoles e as megalópoles com o objetivo de, ao reunir grandes massas de pessoas, reunir também consumidores e funcionários, de modo a favorecer o consumo

13)Quando e como o fordismo entra em decadência?O fordismo dependia do consumo de massa e de volumes salariais crescentes; no entanto, os salários não podiam crescer aponto de ameaçar os lucros empresariais; mantiveram-se os níveis salariais e os lucros aumentando os preços dos produtos, o que gerou uma crise inflacionária. Nos Estados Unidos, os gastos públicos se agigantaram, tanto interna como externamente - a guerra do Vietnã foi um exemplo. A moeda americana ficou debilitada e os produtos japoneses passaram a concorrer no mercado interno estado-unidense. Como os mercados internos eram a ênfase do fordismo, sua contínua perda para os japoneses significou a ruína do fordismo.

14)Diga as mudanças que ocorreram devido a crise do fordismo.A partir da década de 1970, a saída foi investir num novo modelo que rompesse com aquilo que era considerado a rigidez do modelo fordista. A ordem era flexibilizar, ou seja, golpear a rigidez nos processos de produção, nas formas de ocupação da força de trabalho, nas garantias trabalhistas e nos mercados de massa, então saturados. As empresas multinacionais, para restabelecer sua rentabilidade, expandiram espacialmente sua produção por continentes inteiros. Surgiram novos países industrializados. Os mercados externos cresceram mais que os mercados internos.

Nenhum comentário: